segunda-feira, 4 de junho de 2012

Cultura Cigana

Daniellen Oliveira

Os ciganos existem há mais de três mil anos, eles viviam no noroeste da Índia e após serem expulsos começaram a vagar pelas terras do oriente a até que se espalharam por todo mundo.


Um povo nômade, amante da dança, da magia e das cores alegres, os ciganos têm como base a família. Eles são incontestavelmente religiosos, e normalmente adotam a religião do país que os acolhe, dentro do seu mundo espiritual buscam o equilíbrio espiritual cultuando Santa Sara Kali, a protetora dos ciganos.
O lenço é a peça mais importante do vestuário dos ciganos, se o desejo for o de agradar uma cigana deve- se dizer: “Dalto chucar Diklô” ( te darei um bonito lenço). O lenço também é oferecido à Santa Sara Kali e cada cor tem um significado.
O tarô dos ciganos é considerado uma prática sagrada, simboliza o misticismo e a busca dos povos antigos pela verdade.
Na época dos Nazismo os ciganos tiveram o mesmo destino trágico dos judeus, ainda não se sabe o motivo que levou os nazistas a conservarem os instrumentos ciganos, o fato é que a musica serviu-lhes de ultimo consolo.
A musica e dança cigana tem influencia de vários ritmos, mas a maior influência nos tempos mais recentes com certeza é a musica Espanhola.
No Brasil alguns grupos conservam a tradicional musica e dança cigana Húngara que tem como principal característica o violino, um dos instrumentos mais importantes na musica cigana.
A cultura cigana faz parte das que mais sofrem preconceito por parte da população que muitas vezes não conhecem o verdadeiro significado de ser um cigano, e também existem os falsos ciganos que acabam manchando a verdadeira cultura que, diga-se de passagem, é riquíssima.

 
 

Ciganos capturados por nazistas



 Santa Sara de Kali, protetora dos Ciganos


Um comentário: