sexta-feira, 29 de junho de 2012

Minimal ♪

Márjorie Aikawa 



Mínimal é um estilo de música eletrônica derivado do Techno que é composta pelo mínimo de elementos de composição. Ele é formado por sons de origem orgânica, como os sons de natureza, pássaros e geralmente ele é pulsado (O LFO, que significa low frequency oscillator, uma função básica na maioria dos teclados que, entre outras coisas, faz o som pulsar).
Estes elementos vão sendo criados e recriados até formar um “set” de ritmos constantes e de forma hipnotizante.


Minimal é um som contagiante, envolvente e é diferente de tudo que vemos hoje em dia. Ele transmite sensações internas e extremamente pessoais levando pessoas a relaxar intensamente e a entrar em um mundo só dela!!

Abaixo coloquei um som que eu curto muito, meio “passadão” já, porém brisante! Rs...

Sua compositora é a DJ Alemã, Ellen Allien, que compôs suas primeiras músicas baseadas na cidade de Berlim, quando se reunificou. As músicas dela, sempre tem alguns elementos experimentais. Além de música, mais tarde ela lançou sua própria linha de moda que se chama "Ellen Allien Moda", inspirada em seu conhecimentos sobre a moda, música e arte. 


"Nós somos as flores da noite e, naqueles momentos especiais, quando a música e a multidão se tornar um só, nós viramos flores, magicamente, na virada do anoitecer .... ". (Ellen Allien).

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Piercings e Alargadores

Amanda Panarini



O piercing é uma forma de modificar-se, modificar o corpo e o rosto. É feito através de um furo na pele e a inserção de alguma joia por este furo.
As joias podem ser feitas de materiais diversos. O material mais recomendado é o de aço cirúrgico, porém há quem diga que existem materiais melhores, como titânio ou teflon, estes seriam menos reativos.

No Alasca, os esquimós costumam usar piercing no lábio e na língua, porque significa o amadurecimento, ou seja, o piercing funciona como um marco na vida deles, a partir do momento que o colocam, os esquimós deixam de ser crianças e se tornam caçadores adultos.
Já na Índia é comum encontrarmos mulheres com o nariz, septo nasal e orelhas furadas. As indianas ao colocarem o adereço estão fazendo referência a sua casta e a nobreza dela.
No antigo Egito, era exclusividade da família real e dos faraós possuir o acessório no umbigo. 
Nos dias atuais é muito fácil de se encontrar pessoas com piercing. A pessoa que vos escreve, tem dois por exemplo hahaha


Alargadores
Os alargadores assim como os piercings são feitos a partir de uma fístula, além do furo feito, os alargadores, como o próprio nome diz, alargam este furo. Qualquer orifício pode ser alargado, desde as orelhas, septo nasal, língua, cartilagens e lábio. Porém é preciso ter paciência e cuidado ao modificar-se. Os profissionais afirmam que a maneira mais segura de se fazer é alargando de 2mm em 2mm.


Acabe agora com o seu preconceito, piercing e alargadores são históricos!!!!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Flor de Lótus


Amanda Panarini


A flor de lótus é nativa da Ásia e pertence à família das Ninfáceas. É facilmente encontrada no continente oriental e para a maioria dos asiáticos, esta é uma planta sagrada.


Para os budistas a Lótus representa pureza. A planta que emerge das águas lodosas em busca de luz, simboliza a promessa de expansão e elevação espiritual. Ao desabrochar, a flor exibe suas pétalas imaculadas, exalando sua magnitude e sua pureza.
A ásana ou posição de lótus é a mais tradicional postura de meditação da Yoga. A meditação é praticada pelos os budistas com frequência. Quando meditam, os seguidores de Buda imaginam uma caminhada, e ao andarem, flores de lótus nascem de seus pés, eles acreditam que meditando desta maneira espalham a compaixão e amor de Buda.

Buda na ásana de Lótus

Já na Índia, a associação da flor de lótus com o hinduísmo é feita a partir da criação do universo. Nos desenhos indianos os deuses normalmente estão sobre a planta, como se ela fosse a origem deles.

Ganesha

Brahma

Lakshmi




"O que somos hoje e o que seremos amanhã depende de nossos pensamentos. Se procedo mal, sofro as consequências; se procedo bem, eu mesmo me purifico." Buda

sexta-feira, 22 de junho de 2012

LONGBOARD

Pra quem sobe paciência... Pra quem desce dá licença. 

Márjorie Aikawa 

 
O LONGBOARD nasceu nos anos 60, quando os surfistas californianos colocaram rodas embaixo de pranchas de madeiras para se divertirem nas ladeiras enquanto não tinham ondas no mar.

O LONGBOARD nada mais é do que um skate mais longo, porém, não tem a sua mesma finalidade.

Ele foi feito para descer as ladeiras, mandado várias manobras radicais como:
• Downhill: modalidade de descer ladeiras, que pode ser feita juntas com outras duas modalidades:
• Slide: modalidade de deslizar e dar manobras no asfalto. 
Slalom: modalidade de fazer “zig - zag” nos cones ou quaisquer outros obstáculos.

Ele acaba sendo o estilo clássico do “surf” e é mais bem explorado, devido ao melhor aproveitamento das pistas e da própria prancha, que é significantemente maior.
 


Cada vez mais as pessoas têm se interessado por esses esportes que exigem mais da nossa habilidade e desafia várias barreiras e, dentre elas, o medo. Não só os homens, mas mulheres também tem se dedicado bastante ao LONG, como segue abaixo esse vídeo, irado!!



Por possuir equipamentos mais leves, o LONGBOARD nos traz ótimos resultados, como: agilidade, equilíbrio, agressividade, velocidade e muita, muita ADRENALINA!! O conjunto perfeito pra quem ama esse "estilo de vida".


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Salsa - O ritmo Caliente.

Katarina Brandi


A música Salsa surgiu em cuba no final dos anos 50. O estilo possui esse nome, pois significa ''tempero'', tronando assim a identidade dele, por simplesmente possuir muitas culturas e diferenças musicais em um só som.
Junto ao estilo Cubano, a salsa leva temperos como o samba Brasileiro, a música africana e influências de Porto Rico.




Apesar de todas as misturas, esse estilo só começou a ficar conhecido quando se espalhou pelo mundo inteiro, principalmente no Caribe, mesmo sendo no México a sua principal ação musical. Sensual, quente, romântico, á dança é realmente divertida. Pode-se dançar sozinho ou em dupla, normalmente a musica é dançada com algum parceiro, por conter saltos e quedas junto ao companheiro.




Conforme foi chegando ao Oriente, os passos foram mudando, ficando mais leves e suaves. A postura masculina de condução continuou a mesma.


Na salsa há um passo importante para quem quer dançar sozinho, o nome é ''Shines''. Esse é o estilo de linha para se dançar solto, envolve técnica, ritmo, equilíbrio e aprendizado corporal.


A música combinam instrumentos como violão, bandolim, alaúde, bongo e as congas. Assim que Cuba chegou ao século XIX, as flautas começaram a influenciar o som. Não podemos esquecer, que os instrumentos variam de acordo com seus países.








''Dançar pra ser feliz e entender 
Através do movimento o encontro 
Passar assim a limpo a vida 
Passatempo de santo 
Branco, tonto, cheio de amor e encanto.''

quarta-feira, 20 de junho de 2012

"Surf no asfalto" - O SKATE!

Carol Soares


O skate foi inventado na Califórnia que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha chamada "shape", que tem quatro rodas pequenas e dois eixos chamados de "trucks". Com o skate pratica-se manobras com baixos a altos graus de dificuldade. No Brasil, o praticante de skate recebe o nome de skatista. Esse esporte é considerado radical por causa de seu aspecto criativo, cuja a eficiência é avaliada pelo grau de dificuldade.



Os skates eram muito primitivos, não possuíam nose nem tail, eram apenas uma tábua com quatro rodinhas. O crescimento do "surf no asfalto" se deu de uma maneira tão grande que muito dos jovens da época se renderam a esse esporte. Surgiam, então, os primeiros skatistas da época.




Um dos skatistas mais conhecido do Brasil é o Sandro Dias, mais conhecido como "Mineirinho". 






É considerado o "Rei do 540º" e foi o terceiro skatista do mundo a acertar a manobra 900º.


terça-feira, 19 de junho de 2012

SURF, na onda certa!


Amanda Panarini



Nos dias atuais o Surf é considerado um esporte de nível mundial, atingindo a grande parte das praias ao redor do planeta. É a arte de deslizar sobre as ondas em uma prancha. Com criatividade, os surfistas surpreendem com incríveis manobras ao se aventurarem no balanço do mar. 



A origem deste é desconhecida, acredita-se que o esporte começou a ser praticado pelos polinésios, que se espalharam, povoando praticamente todas as ilhas do Oceano Pacífico.
Há quem diga que o Surf foi inserido no Havaí pelo rei polinésio
 Tahíto, entretanto os primeiros relatos tangíveis de sua existência foram descritos por volta de 1778 pelo descobridor do arquipélago havaiano, o navegador britânico James Cook.



Seu reconhecimento internacional foi dado no ano de 1912, pelo campeão olímpico de natação e surfista Duke Paoa Kahanamoku, desde então Duke passou a ser conhecido como o pai do Surf moderno e como o maior divulgador do esporte. A partir da fama do atleta, o Havaí e o Surf ganharam notoriedade mundo a fora. 

Duke Paoa Kahanamoku

A popularidade da modalidade aumentou na década de 50, na costa oeste dos Estados Unidos, destacando o Estado da Califórnia. A partir desta difusão, o Surf deu o pontapé inicial para o profissionalismo e competições esportivas.



O Surf é mais que uma modalidade esportiva, é uma maneira de manter o equilíbrio entre o corpo e a alma, entrando em total sintonia com a natureza. Deslizar sobre as ondas é fundamental, porém os surfistas precisam estar em harmonia com o mar, esta harmonia é capaz de libertá-los das energias negativas e radiar uma energia magnífica advinda das forças oceânicas. 


Renata Neves


 Vídeo produzido por Renata Neves

quinta-feira, 14 de junho de 2012

A doutrina dos Rastas.

Katarina Brandi

O movimento Rastafári, representa uma religião surgida na Jamaica nos anos 20, mas só começou a ter popularidade nos anos 70. Sua principal proclamação era 
Haile Selassie I, o imperador da Etiópia, chamado carinhosamente de JAH (Deus). Esse movimento surgiu através da classe trabalhadora e dos camponeses negros que viviam no local. 
Alguns dizem que essa vertente religiosa, surgiu pela exploração que sofria o povo Jamaicano.
Os seguidores classificam o imperador como o ''rei dos reis'', que de acordo com a professia biblica voltará a terra após sua deixa. Essa tal manifestação conduziria todos os que acreditam para o paraíso dos Rastas, Zion.


Hoje possui milhões de Rastas pelo o mundo inteiro. Seus costumes são simples na escrita, mas são bem complicados de serem seguidos. A cultura é curiosa.

A cannabis Sativa foi aderida pelos Rastas. Eles acreditam que ao fumar a "erva", conseguem espiritualmente chegar perto de Jah. O uso da maconha é um movimento espiritual, usado também, para a limpeza da alma e da mente.
Sua dieta é vegetariana e não comem nada que seja enlatado ou industrializado, acreditam que a industria faz com que os alimentos percam sua proteína e quanto mais natural melhor para o organismo. Eles não comem carne por crença que a carne animal é impura, mas mesmo assim alguns abrem exceção ao peixe.


Os cabelos possuem esse formato, porque acreditam que o corpo é sagrado e que não devem cortar, afinal faz parte do todo e completa a expressão corporal. É uma tradição religiosa e acreditam que carregam energias positivas em seus dreads.

O movimento as vezes é chamado de Rastafarianismo, mas os rastas consideram esse termo ofensivo. Ismo vem do sistema Babilônico, ao qual eles condenam. A medicina que existe usada por nós, não são usadas por eles. Cuidam de seus problemas através de ervas naturais. 

A pessoa mais influente nesse movimento é Bob Marley e por isso muitos associam essa doutrina com o Reggae. Aqui vai uma novidade.
Não é verdade, o Rastafári não tem ligação com o a música, apenas alguns deles resolveram propagar sua mensagem através dela.



''Não cruze os braços diante de uma dificuldade, pois o maior homem do mundo morreu de braços abertos!''






terça-feira, 12 de junho de 2012

Na batida do DUB!!

Amanda Panarini



Dub é um estilo musical que nasceu na Jamaica na década de 60, porém só ganhou popularidade na década seguinte. Originou-se do reggae, gerando o Drum'n'bass e o Remix. Por ser caracterizado pelas constantes batidas, valoriza muito o som da bateria e do baixo. O estilo enfatiza o ritmo da percussão e as rimas lançadas no decorrer da música, além dos efeitos sonoros psicodélicos como sons de animais, trovões, fluxo de água, barulhos urbanos, etc..



Damian Marley, filho do Bob, faz sua versão Dub da música Exodus de seu pai.



Existem muitas comparações entre o Dub, música eletrônica e Rap. Há quem diga que o Dub seria o estilo que deu inicio a estes outros dois gêneros, por acentuar as batidas e os tons mais graves. É incorporado por duas versões distintas, com modificações leves (LSD Version) e pesada (Extra Lysergic).
Lee ''SCRATCH'' Perry - Cantor jamaicano de Dub


Dub no Brasil
Os Paralamas do Sucesso foi a primeira banda brasileira a aventurar-se no estilo jamaicano. O álbum ‘Selvagem?’ foi lançado em 1986 com 11 canções. O disco está na lista dos 100 melhores da música brasileira e chegou a vender 750 mil cópias.



Atualmente, no Brasil, duas bandas se destacam no Dub, O Rappa e Nação Zumbi.


Dubismo de Chico Science & Nação Zumbi

Take It Easy My Brother Charlie de O Rappa

sábado, 9 de junho de 2012

Festival de Inverno - Paranapiacaba.

Carol Soares

Paranapiacaba é um distrito de Santo André, (estado de SP). Surgiu como centro de controle operacional e residência para funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Raiwlay - estrada de ferro que possibilitava o transporte de cargas e pessoas do interior paulista para o porto de Santos, e vice-versa.



O Festival de Inverno de Paranapiacaba oferece ao público  musica de qualidade com shows de artistas renomados do Brasil. Há também espaço para os artistas locais mostrarem todo o seu talento e, assim, garantirem ainda mais projeção no cenário artístico. O evento integra o calendário de atividades do município.


Esse festival reúne estrelas do MPB, Rock, Músicas Clássicas e atrações internacionais. Há também atividades para crianças, trilhas e entre outras atividades.
Esse ano, será realizada a 12ª edição desse evento e sempre acontece no mês de julho e acontece em três finais de semana.
Ano passado, Milton Nascimento, Jorge Vercillo, Lenine e Patu Fu foram apenas alguns dos nomes que subiram ao palco. Dentre as atrações locais estiveram Éder Palmieri, o Coro de Santo André, João Cristal e a Banda Lira. Para o público infantil teve entretenimento garantido na biblioteca.
A programação deste ano ainda não saiu, mas como nos outros anos, promete grandes atrações e muitas surpresas. Vale a pena conferir. :)

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Budismo

Katarina Brandi


"A paz vem dentro de você mesmo''
O Budismo não é só religião, é um sistema ético e filosófico surgido na Índia, no século VI a.c. Foi criado por Sidarta Gautama, também conhecido por BUDA. Para quem é fiel á religião, ele não é considerado um Deus e sim um guia espiritual.
Aos 29 anos saiu de casa em resposta do sofrimento humano. Decepcionado com sua religião Hindu, se separou do grupo e seguiu em frente meditando. Por dias sua refeição foi somente um grão de arroz. Após sete dias sentado em baixo de uma figueira, conseguiu uma certeza sobre a iluminação das quatro verdades. Resolveu então propagar sua experiência e seus ensinamentos com seus amigos, seguindo em frente pela Índia inteira.


O Budismo possui o ensinamento de superar o sofrimento humano, reencarnando várias vezes após a morte. O que foi feito no presente será considerado na próxima vida e assim por diante, este fato que acontece repetidamente é conhecido como Karma. Quando seu percurso estiver completo, conseguindo enfrentar todos os seus sofrimentos durante a sua vida, o seu espirito já está preparado para atingir o Nirvana (a libertação, a calma,a paz e a elevação espiritual).


A filosofia é baseada nas quatro verdades, a origem da dor, a existência da dor, a falta de conhecimento e dos bens materiais. Cada um possui seus significados e o importante é conseguir a superação.
A dor as vezes é causada pelo desejo e o sofrimento termina quando acaba o desejo, portanto para superar é necessário livrar-se da ignorância.
O Budismo envolve além das quatro verdades, os comportamentos morais, como não maltratar os seres vivos, porque são reencarnações de outros espíritos, não roubar, não caluniar ou difamar outra pessoa, ter respeito e ser honesto com o próximo.




Buda morreu aos 80 anos e se tornou uma das maiores religiões ou filosofias de vida.




"Pratiquem a bondade, não criem sofrimento, dirijam a própria mente. Esta é a essência do Budismo" Buda.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Surrealismo

Amanda Panarini




No período entreguerras, de 1918 a 1939, ocorreram manifestos artísticos ao redor do planeta. Artisticamente, ambas as décadas foram marcadas por duas vanguardas modernistas, Dadaísmo e Surrealismo.
O Dadaísmo originou-se no final da Primeira Guerra Mundial, no ano de 1916 em Zurique, na Suíça. A mensagem transmitida por este movimento é de non-sense, ou seja, falta de sentido.

Auto-retrato para Charles Chaplin de Georg Grosz


Esta vanguarda deu origem a outra, o Surrealismo. 

Surgido em Paris na década de 20, liderado por André Breton tem características tanto expressionistas quando dadaístas. Antonin Artaudno, Luis Buñuel, Max Ernst, René Magritte, Vladimir Kush e Salvador Dalí são nomes em destaque do movimento. Era baseado em teses freudianas como a da psicanálise e do automatismo psíquico, "estado puro, mediante o qual se propunha transmitir verbalmente, por escrito, ou por qualquer outro meio o funcionamento do pensamento; ditado do pensamento, suspenso qualquer controle exercido pela razão, alheio a qualquer preocupação estética ou moral". O Surrealismo era movido por essa energia advinda da psique.
 
O movimento era denominado como surreal porque os artistas saiam do cotidiano racional e transportavam-se para o mundo do inconsciente. Ao entrarem no universo dos sonhos, os surrealistas fogem da realidade comum com absoluta liberdade de expressão.  Este desapego da realidade é essencial para a criação da arte surrealista já que esta é um retrato do imaginário humano.




 







segunda-feira, 4 de junho de 2012

Cultura Cigana

Daniellen Oliveira

Os ciganos existem há mais de três mil anos, eles viviam no noroeste da Índia e após serem expulsos começaram a vagar pelas terras do oriente a até que se espalharam por todo mundo.


Um povo nômade, amante da dança, da magia e das cores alegres, os ciganos têm como base a família. Eles são incontestavelmente religiosos, e normalmente adotam a religião do país que os acolhe, dentro do seu mundo espiritual buscam o equilíbrio espiritual cultuando Santa Sara Kali, a protetora dos ciganos.
O lenço é a peça mais importante do vestuário dos ciganos, se o desejo for o de agradar uma cigana deve- se dizer: “Dalto chucar Diklô” ( te darei um bonito lenço). O lenço também é oferecido à Santa Sara Kali e cada cor tem um significado.
O tarô dos ciganos é considerado uma prática sagrada, simboliza o misticismo e a busca dos povos antigos pela verdade.
Na época dos Nazismo os ciganos tiveram o mesmo destino trágico dos judeus, ainda não se sabe o motivo que levou os nazistas a conservarem os instrumentos ciganos, o fato é que a musica serviu-lhes de ultimo consolo.
A musica e dança cigana tem influencia de vários ritmos, mas a maior influência nos tempos mais recentes com certeza é a musica Espanhola.
No Brasil alguns grupos conservam a tradicional musica e dança cigana Húngara que tem como principal característica o violino, um dos instrumentos mais importantes na musica cigana.
A cultura cigana faz parte das que mais sofrem preconceito por parte da população que muitas vezes não conhecem o verdadeiro significado de ser um cigano, e também existem os falsos ciganos que acabam manchando a verdadeira cultura que, diga-se de passagem, é riquíssima.

 
 

Ciganos capturados por nazistas



 Santa Sara de Kali, protetora dos Ciganos


sábado, 2 de junho de 2012

Cinema Francês

Carol Soares

O cinema francês é atualmente, o mais dinâmico da Europa em termos de públicos e número de filmes produzidos. Teve uma grande importância e influência na história deste meio de comunicação.

Gérard Depardieu é considerado como  o percursor do cinema francês no mundo. Seus trabalhos são notórios, tanto no papel de diretor quanto ator, como por exemplo "Os 101 Dálmatas", sendo considerado responsável pela alta qualidade do cinema francês.


Após a Primeira Guerra Mundial, o cinema francês entrou em crise por falta de dinheiro para a criação de novos filmes, como aconteceu na maioria dos países europeus. A situação permitiu que os filmes dos Estados Unidos chegassem aos cinemas europeus, porque os filmes norte-americanos poderiam ser vendidos mais baratos já que seus estúdios recuperavam os gastos dos filmes de seu próprio mercado. A França adotou uma medida para diminuir a importação de filmes e estimular a produção francesa, onde a cada sete filmes importados, um filme francês deveria ser produzido e exibido nos cinemas franceses.
Uma atriz super famosa e super influente do cinema francês é Audrey Tautou.


Tornou-se mundialmente conhecida por protagonizar a produção francesa "O fabuloso destino de Amélie Poulain".


E pra quem já gostava do cinema francês ou pra quem gostou da ideia, aqui vai um site para mostrar os filmes franceses que estão em cartaz:


Bon film à vous. Jouir! ;)