quinta-feira, 14 de junho de 2012

A doutrina dos Rastas.

Katarina Brandi

O movimento Rastafári, representa uma religião surgida na Jamaica nos anos 20, mas só começou a ter popularidade nos anos 70. Sua principal proclamação era 
Haile Selassie I, o imperador da Etiópia, chamado carinhosamente de JAH (Deus). Esse movimento surgiu através da classe trabalhadora e dos camponeses negros que viviam no local. 
Alguns dizem que essa vertente religiosa, surgiu pela exploração que sofria o povo Jamaicano.
Os seguidores classificam o imperador como o ''rei dos reis'', que de acordo com a professia biblica voltará a terra após sua deixa. Essa tal manifestação conduziria todos os que acreditam para o paraíso dos Rastas, Zion.


Hoje possui milhões de Rastas pelo o mundo inteiro. Seus costumes são simples na escrita, mas são bem complicados de serem seguidos. A cultura é curiosa.

A cannabis Sativa foi aderida pelos Rastas. Eles acreditam que ao fumar a "erva", conseguem espiritualmente chegar perto de Jah. O uso da maconha é um movimento espiritual, usado também, para a limpeza da alma e da mente.
Sua dieta é vegetariana e não comem nada que seja enlatado ou industrializado, acreditam que a industria faz com que os alimentos percam sua proteína e quanto mais natural melhor para o organismo. Eles não comem carne por crença que a carne animal é impura, mas mesmo assim alguns abrem exceção ao peixe.


Os cabelos possuem esse formato, porque acreditam que o corpo é sagrado e que não devem cortar, afinal faz parte do todo e completa a expressão corporal. É uma tradição religiosa e acreditam que carregam energias positivas em seus dreads.

O movimento as vezes é chamado de Rastafarianismo, mas os rastas consideram esse termo ofensivo. Ismo vem do sistema Babilônico, ao qual eles condenam. A medicina que existe usada por nós, não são usadas por eles. Cuidam de seus problemas através de ervas naturais. 

A pessoa mais influente nesse movimento é Bob Marley e por isso muitos associam essa doutrina com o Reggae. Aqui vai uma novidade.
Não é verdade, o Rastafári não tem ligação com o a música, apenas alguns deles resolveram propagar sua mensagem através dela.



''Não cruze os braços diante de uma dificuldade, pois o maior homem do mundo morreu de braços abertos!''






Nenhum comentário:

Postar um comentário