Maria Júlia Amaral
Existem várias maneiras pelos quais fãs demonstram seu carinho aos "idolatrados". Uma das maneiras mais populares hoje em dia, é o cosplay (da abreviação de costume play). Forrest J. Ackerman foi seu criador em 1939.
O cosplay é quando um fã se caracteriza de um personagem, geralmente são animes, mangás, (desenhos japoneses), mas também tem aqueles que se caracterizam com seriados, atores entre outros, e isso acontece tanto no Japão quanto no Brasil por mais que o Japão tenha uma grande contribuição neste hobby em várias partes do país, eles realizam em datas comemorativas, convenções para juntar todas as pessoas que admiram e curtem esse tipo de cultura, e o mais curioso de tudo é que eles não apenas se vestem como o personagem como fazem o máximo de esforço para se comportarem igual, como posturas o modo de agir, no entanto estas pessoas são tão comuns quanto nós, tem seu dia-a-dia normal como qualquer outra pessoa mas com a diferença de que tem a capacidade e a ousadia de trazer para o mundo real a ficção que causa tanta curiosidade e fascínio entre o público.
"Kipi é uma cosplayer japonesa e atualmente tem 19 anos. Apesar de parecer mais nova, ela vem sendo reconhecida em todo o mundo pela sua beleza." |
Site recomendado para uma das cospley's mais reconhecidas no japão:
http://sakuya-cosplay.blogspot.com.br/2012/05/nome-real-unknown-e-confirmado-nick.html
O cosplay é no entanto uma cópia fiel, como na tradição japonesa, quanto ser o mais
original possível, como na tradição americana, que também promove
concursos. Aqui no Brasil houve uma mistura dessas duas culturas, onde
há a caracterização fiel do personagem e concursos nas convenções de
animes.
Existem diversos concursos de cosplay, no Brasil, o maior é o Yamato Cosplay Cup, que aconteceu em Julho, em São Paulo, mundialmente, o maior evento é o World Cosplay Summit (WCS), com participação de pessoas do munfo inteiro, no Japão.
Um desenho mundialmente famoso. "Cavaleiros do Zodiaco" |
Video sobre o maior evento de cosplayers - Cosplay Summit :
Nenhum comentário:
Postar um comentário