quinta-feira, 7 de junho de 2012

Budismo

Katarina Brandi


"A paz vem dentro de você mesmo''
O Budismo não é só religião, é um sistema ético e filosófico surgido na Índia, no século VI a.c. Foi criado por Sidarta Gautama, também conhecido por BUDA. Para quem é fiel á religião, ele não é considerado um Deus e sim um guia espiritual.
Aos 29 anos saiu de casa em resposta do sofrimento humano. Decepcionado com sua religião Hindu, se separou do grupo e seguiu em frente meditando. Por dias sua refeição foi somente um grão de arroz. Após sete dias sentado em baixo de uma figueira, conseguiu uma certeza sobre a iluminação das quatro verdades. Resolveu então propagar sua experiência e seus ensinamentos com seus amigos, seguindo em frente pela Índia inteira.


O Budismo possui o ensinamento de superar o sofrimento humano, reencarnando várias vezes após a morte. O que foi feito no presente será considerado na próxima vida e assim por diante, este fato que acontece repetidamente é conhecido como Karma. Quando seu percurso estiver completo, conseguindo enfrentar todos os seus sofrimentos durante a sua vida, o seu espirito já está preparado para atingir o Nirvana (a libertação, a calma,a paz e a elevação espiritual).


A filosofia é baseada nas quatro verdades, a origem da dor, a existência da dor, a falta de conhecimento e dos bens materiais. Cada um possui seus significados e o importante é conseguir a superação.
A dor as vezes é causada pelo desejo e o sofrimento termina quando acaba o desejo, portanto para superar é necessário livrar-se da ignorância.
O Budismo envolve além das quatro verdades, os comportamentos morais, como não maltratar os seres vivos, porque são reencarnações de outros espíritos, não roubar, não caluniar ou difamar outra pessoa, ter respeito e ser honesto com o próximo.




Buda morreu aos 80 anos e se tornou uma das maiores religiões ou filosofias de vida.




"Pratiquem a bondade, não criem sofrimento, dirijam a própria mente. Esta é a essência do Budismo" Buda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário