No período entreguerras, de 1918 a 1939, ocorreram
manifestos artísticos ao redor do planeta. Artisticamente, ambas as décadas
foram marcadas por duas vanguardas modernistas, Dadaísmo e Surrealismo.
O Dadaísmo originou-se no final da Primeira Guerra Mundial, no ano de 1916 em Zurique, na Suíça. A mensagem transmitida por este movimento é de non-sense, ou seja, falta de sentido.
O Dadaísmo originou-se no final da Primeira Guerra Mundial, no ano de 1916 em Zurique, na Suíça. A mensagem transmitida por este movimento é de non-sense, ou seja, falta de sentido.
Auto-retrato para Charles Chaplin de Georg Grosz
Esta vanguarda deu origem a outra, o Surrealismo.
Surgido em Paris na década de 20, liderado por André Breton tem características tanto expressionistas quando dadaístas. Antonin Artaudno, Luis Buñuel, Max Ernst, René Magritte, Vladimir Kush e Salvador Dalí são nomes em destaque do movimento. Era baseado em teses freudianas como a da psicanálise e do automatismo psíquico, "estado puro, mediante o qual se propunha transmitir verbalmente, por escrito, ou por qualquer outro meio o funcionamento do pensamento; ditado do pensamento, suspenso qualquer controle exercido pela razão, alheio a qualquer preocupação estética ou moral". O Surrealismo era movido por essa energia advinda da psique.
O movimento era denominado como surreal porque os artistas saiam do cotidiano racional e transportavam-se para o mundo do inconsciente. Ao entrarem no universo dos sonhos, os surrealistas fogem da realidade comum com absoluta liberdade de expressão. Este desapego da realidade é essencial para a criação da arte surrealista já que esta é um retrato do imaginário humano.
Qual o nome da quarta obra, que dá a ilusão do mar ser uma toalha?
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