A Cerveja já era conhecida pelos Egípcios, Sumérios e Mesopotâmios, desde 4.000 a.C. A noticia mais antiga que se tem vem de 2600 a 2350 a.C, arqueólogos encontraram citações no Hino a Ninkasi, a deusa da cerveja, de que os sumérios já produziram a bebida. Na Babilônia conta-se da existência de vários tipos de cerveja que foram originadas de diversas combinações de plantas e aromas e o uso de diferentes quantidades de mel. Ainda na Babilônia, o rei entres os anos de 1792 e 1750 a.C., criou o Código de Hamurábi que citava varias leis de comercialização, fabricação e consumo da cerveja, relacionando direitos e deveres dos clientes das tabernas.
Via de regra, é feita com aguá, cevada maltada e lúpulo, fermentados por levedura. A aguá representa 90% da composição da cerveja, a aguá atualmente usada nas atuais cervejarias passa por um processo que a transforma em aguá de cervejeira. Antigamente eram usados vários tipos águas de diferentes regiões que alteravam seu sabor. As cervejas costumam ter entre 4 a 5% de álcool, podendo variar consideravelmente conforme o estilo e cervejeiro, existindo cervejas de 2% até mais de 20%.
Tipos de Cerveja:
Lager: são as conhecidas cervejas claras, provavelmente, o tipo de cerveja mais consumida em todo o mundo. Original da Europa Central, tirando seu nome da palavra germânica lagern (armazenar), de sabor levemente amargo e conteúdo alcoólico de 3 a 6%.
Malzbier: é a cerveja preta, doce com um médio teor alcoólico de 3 a 7%. Malzbier é geralmente usada como bebida energética.
Ale: cervejas de alta fermentação, especialmente populares na Inglaterra e Irlanda. As cervejas com alta fermentação tendem a ser mais saborosas, Ale Verdadeira termo usado para cervejas produzidas usando métodos tradicionais e sem pasteurização.
Porter: cerveja do tipo ale produzida originalmente na Inglaterra, a porter é fabricada a partir do processo de fermentação alta, assim chamada porque ela ocorre a uma temperatura elevada, entre 15 °C e 20 °C, fato que leva as leveduras a subirem à superfície, resultando em uma cerveja forte e encorpada.
Pilsen: cerveja do tipo Lager, amarga, coloração dourada e bastante transparente. É o tipo de cerveja mais consumida no mundo, pertencem a esse gênero como Skol, Brahma, Budweiser e Heineken. O nome pilsen é derivado de Pilsen, nome alemão da atual cidade de Plzeň, localizada na República Checa, onde este estilo de cerveja foi originalmente produzido a partir de 1842.
Cerveja sem Álcool: durante o processo de fabricação da cerveja é possível interferir na produção durante a fermentação, em que, alterando o tempo, a temperatura e a pressão, é possível produzir tradicional e naturalmente a cerveja sem álcool. Ainda assim, não é possível extrair 100% do álcool existente no liquido, restando cerca de 0,4% de álcool residual na bebida.
Um Brinde, porem se BEBER NÃO CASE.. ops DIRIJA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário