No clima de desespero, estagnação, revolução familiar e social, desemprego, novos jovens encaram o mundo com uma outra forma de viver.
O movimento Punk, surgiu em meados dos anos 70, com bandas que na época ninguém conhecia e que hoje são consagradas, tais como Sex Pistols, The Clash, The Stooges, Misfits, Dead Kennedys e outras bandas que não foram citadas no momento.
Sex Pistols foi a primeira banda Punk do mundo, apesar de não ser reconhecida como pioneira, foram eles que surgiram com essa ideologia dito por alguns ou ideias para outros. Mas foi só nos EUA que o estilo foi realmente conhecido, pelo Ramones.
O Punk sempre foi o estilo do ''faça você mesmo'' e nunca deixou se passar despercebido na sociedade. Com suas músicas rápidas, muitas vezes agressivas e com um contexto social, a cena punk cativou muitos jovens.
Esse movimento sempre foi visto pelos jovens como um estilo de vida e não somente um estilo musical baseado na rebeldia. O punk se opõe ao controle social, autoritarismo,tudo o que oprime a liberdade de expressão. O ato contra a hipocrisia e a ganância sempre foi um dos temas que sempre tocavam nas músicas e tem o intuito de alcançar objetivos, seja ele político ou social.
A consciência é o mais importante. Presando o anarquismo como fonte oficial de vida social e individual. A anarquia para os outros é erradamente associada com caos, mas o verdadeiro sentido da palavra é '' Sem governo'', baseado no respeito, sem regras e hierarquia, valoriza a individualidade natural de cada um. Uma democracia viva, é um conceito de irmandade.
Aqui no Brasil demorou um tempo maior para o movimento surgir, mesmo assim chegou com toda a força, mesmo com as dificuldades e o preconceito que existia. Hoje existem várias cenas punks em quase todas as cidades do nosso país e é uma das maiores expressões de arte.
O punk não morreu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário