segunda-feira, 7 de maio de 2012

Terras Indígenas ameaçadas com o novo código florestal


Um acordo fechado entre o governo e lideranças da câmara dos deputados, aprova o novo código florestal que agora só depende da presidente Dilma para entrar em vigor.
 O novo código isenta pagamentos de multas, amplia o desmatamento sobre áreas preservadas e põe em risco o que resta das tribos indígenas da região Amazônica.
 A noticia sobre a mudança no código florestal brasileiro foi o suficiente para que madeireiros, garimpeiros e produtores rurais avancem mata dentro, aumentando a ameaça que já faz parte da realidade da região.
 O alerta vem do coordenador- executivo da fundação Vitória Amazônia (FVA), Carlos Cesar Durigan, que afirma que o desmatamento no entorno dessas áreas protegidas já está aumentando.
 Das quarenta e seis terras indígenas, seja elas demarcadas ou não, quinze estão sofrendo pressão por parte de madeireiros que se aproveitam da falta de estrutura dos órgão ambientais.
  Há relatos, que pela falta de estrutura da fundação nacional do índio (FUNAI), os próprios índios estão enfrentando os invasores.
  Para preservar o que ainda resta da cultura indígena, é muito importante que a sociedade se mobilize contra este projeto que só estimula a degradação de terras e extinção dos verdadeiros donos do Brasil.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário