quinta-feira, 10 de maio de 2012

Christiania, a cidade anarquista.

Katarina Brandi


Christiania, é uma cidade que pertence ao país da Dinamarca e possui uma política de vida bem longe do capitalismo selvagem que existe no  mundo. A cidade livre é real e é inspirada por ideias Anarquistas. Vive há 40 anos nesse "novo" jeito de lidar com as pessoas. Todas as funções da cidade, como limpezas das ruas, coleta de lixos, manutenção e afins, são realizadas, discutidas e separadas por todos os moradores. A economia é totalmente direta, fazendo com que funcione a verdadeira democracia.

A Dinamarca alternativa tem seu próprio caminhão de lixo.



A cidade surgiu em 1971, quando um grupo de pessoas resolveram ocupar uma área militar que estava desativada em Copenhagen. Dinamarca resolveu a partir deste ponto tornar Christiania um '' experimento social'' até encontrarem alguma outra utilidade para a cidade. Em 1973 houve a troca de governo e ficou decidido que haveria expulsão dos moradores da cidade livre, mas na ultima hora o combinado foi adiado.
A guerra contra a cidade ainda continuava, em 1982 o governo fez uma campanha contra o movimento, dizendo que o local era o maior ponto de drogas da Europa. A comunidade tomou providencias expulsando do lugar grandes comerciantes de drogas, como a de heroína. Cannabis sempre foi aceita e comercializada.

Somente em 1992 que a Dinamarca Alternativa obteve um acordo assinado, já eram mais de 20 anos mostrando ao mundo que a utopia poderia, pode e está dando certo. Esse experimento social é basicamente contra o controle social e é a favor a liberdade individual, sempre com respeito ao próximo. Para eles a administração pública com hierarquia tem o mesmo significado que burocracia, abuso de poder e corrupção. Cada morador da cidade faz sua parte e conta com a parte do próximo, é uma politica baseada na confiança com o ser humano.




As decisões da cidade são tomadas por meio de reuniões onde todos da comunidade entram em consenso. A organização dos assuntos e a decisão são tomadas através de votos, que são contatos no local e por isso, é necessário que somente um tema por vez seja resolvido. Todos entram sempre em acordo.
Os moradores da cidade livre fazem questões em incomodar o sistema capitalista do governo e mostrar ao mundo como essa forma diferente de vida pode dar certo.





Hoje a cidade é conhecida pelo nome de pulmão verde da Dinamarca e possui cerca de mil habitantes que vivem sobre o verdadeiro valor Anarquista. O respeito, a paz , o amor e a liberdade..



8 comentários:

  1. Queria saber como é a fonte de renda desses habitantes , e como eles compram ,por exemplo, suas casas sem uma aplicação minima do conceito capitalista ? essas são minhas duvidas , e belo artigo que o blog apresentou muito bom estão de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a maioria dos moradores da cidade vêem de famílias antigas, as casas são passadas de geração a geração. É necessário uma fonte de lucro para poderem se alimentar, além do plantio PRÓPRIO que é utilizado como alimento, hoje em dia eles também sobrevivem do turismo.

      Valeu. Katarina Brandi

      Excluir
  2. Quero ter o mesmo conhecimento deste brilhante garoto Carlos, um grande revolucionário e um menino aparentemente muito inteligente ! Precisamos de pessoas assim ó Deus

    ResponderExcluir
  3. A cidade é um squatter , foi tomada pelos populares .

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curioso. Alguém sabe me dizer se há coisas de tecnologia na área ou é tudo meio no estilo rural mesmo? Porque não sei se mesmo vivendo fora do mundo capitalista, eles não possuem algo desse tipo. Se possui, como fazem pra conseguir? Muito bom o artigo, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. http://pt.wikipedia.org/wiki/Christiania

    ResponderExcluir
  6. http://www.christiania.org/

    ResponderExcluir
  7. Conheci Christiania ano passado.
    Seria a comunidade perfeita se você se desapegar do conforto e disputas capitalistas.
    Todos são livres dentro desta comunidade e tudo funciona perfeitamente da venda ao consumo das drogas. Só se pode consumir e comercializar as drogas dentro da comunidade, se for pego fora será devidamente enquadrado nos rigores da lei. Assim a cidade não sofre com a violência de traficantes querendo negociar suas mercadorias livremente, afinal só se droga quem quiser e assume as consequências disto. Liberdade é o lema de Christiania.

    ResponderExcluir