sexta-feira, 25 de maio de 2012

Fantasmas do Japão

Maria Júlia Amaral


Há teorias que dizem que o Japão é muito assombrado. Os japoneses vivem sempre muito receosos, não são  extrovertidos, reprimem demais suas emoções, muitas vezes pelos seus costumes ou por ser uma cultura um pouco mais fechada do que as outras .Como consequência disso a maioria deles afirmam viver uma vida vazia, dedicada mais aos bens materias do que em emoções e sentimentos.

Assim os Japoneses quando morrem acreditam que os espiritos permacem vagando infelizes apegados a bens materias e que assombram suas familias. Essa teoria não é tida e vista no Japão de um modo generalizado, isso vem de famílias mais tradicionais que acreditam nessas lendas.

Um bom exemplo de crença que podemos citar sobre essas assombrações, seria o filme (The Grudge) popularmente conhecido como "O Grito", que é baseado em um folclore japonês, que diz, "quando uma pessoa morre envolto em uma emoção de extremo ódio, tristeza ou rancor, uma maldição é criada, e quem se depara com ela acaba sendo arrastado pelo mesmo caminho, consumido pela fúria do espírito..". 

E acreditem, esses espiritos são muito mais comuns do que pensamos, por volta do ano de 2007 ocorreu uma onda de suicidios entre jovens que assustou o país, e isso foi bem discutido e polemizado em jornais. Crianças de aproximadamente oito anos há dezoito anos se enforcavam, pulavam de andares de predios ou se jogavam na frente de trens, muitos justificam esses suícidios como "descriminação'', outros nunca desconfiaria que poderia ter algum outro motivo para essas atitudes e alguns pensavam nessas que essas mortes poderiam ser causadas através dessas lendas urbanas.O suicídio é algo muito antigo nas tradições orientais. 

Aposto que você já deve ter ouvido falar do harakiri, certo? O harakiri é a maneira mais famosa de suicídio no Japão. "É um ritual suicida onde os guerreiros samurais enfiavam seus punhais na barriga, evitando assim cair na mão de inimigos de batalha e sofrerem outros tipos de torturas ou, em casos que envolviam suas honras, lavá-las. Um guerreiro que cometia harakiri era considerado extremamente corajoso e tornava-se famoso pelo ato, já que é uma forma extremamente dolorosa de suicídio, podendo levar de horas até dias para sua morte. O primeiro guerreiro a cometer harakiri foi Minamoto No Tametomo, e desde então o ato 'popularizou-se'." 


Não podemos esquecer que além de todas essas histórias trágicas, a maior de todas, aconteceu em Hiroshima durante a segunda guerra mundial. Centenas de pessoas morreram durante este atentado e dizem que é por lá que se concentra o maior numero de espiritos envocados, pelo desespero e ódio que houve durante a guerra no local.

Tem também uma famosa superstição falando que os fantasmas que vagam no inverno são inofensivos e os mais perigosos são os que causam mortes e desgraças em famílias.

 
    Uma montagem em video feita com fotos de aparições de fantasmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário