segunda-feira, 14 de maio de 2012

A origem do Frevo

Daniellen Oliveira


   O Frevo é um ritmo Pernambucano, que surgiu no final do século XIX em Recife, a palavra frevo foi uma adaptação da população mais simples da região da palavra “ferver”.
 Os passos surgiram através do costume de levar capoeiristas à frente dos desfiles para defender os músicos da multidão, e o ritmo surgiu de uma mistura de passos de ballet e musica de salão Europeu.
  As sombrinhas eram utilizadas pelos capoeiristas para se defender da população e de grupos rivais.
  Atualmente existem três tipos de frevos, o frevo de rua, frevo- canção e frevo- de- bloco. O frevo de rua é puramente instrumental, o frevo canção é iniciado com os instrumentos, no meio tem uma canção e logo depois volta a tocar apenas os instrumentos, já o frevo- de- bloco
executado por orquestra de pau e cordas (geralmente composta por violões, cavaquinhos, banjos, bandolins, violinos, além de instrumento de sopro e percussão). É chamado pelos compositores mais tradicionais de "marcha-de-bloco".
  Atualmente o frevo se tornou popular no mundo inteiro e atrai turistas de todos os lugares que vão para Recife em busca de uma cultura extremamente rica e cheia de alegria.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário